O nível de ensino em questão!

O conjunto de materiais elaborados para este nível de ensino está condizente com o momento atual da educação, a qual tem exigido novos conhecimentos e práticas dos professores. Nestes materiais, os educadores podem ter a certeza de estarem encontrando propostas para recriar o seu cotidiano.

As premissas fundamentais para a articulação dos saberes das diversas áreas de conhecimento escolar, nesta proposta curricular, favorecem uma aprendizagem significativa e funcional. O conjunto de situações didáticas enriquece o cotidiano de sala de aula, pois instigam a curiosidade, possibilitam a investigação e propiciam a articulação dos conhecimentos.

As seqüências didáticas dos materiais foram desenvolvidas a fim de os alunos poderem construir significados e atribuir sentido ao que aprendem na escola. É referência educativa para o SPE a função deste nível de ensino: dinamizar o desenvolvimento dos alunos por meio de um conjunto de saberes e formas culturais. O que se revela nesses posicionamentos é a idéia de uma formação cidadã em que os alunos (re)criam a cultura, compartilhando as produções científicas, técnicas e artísticas próprias do mundo em que estão imersos

O Material Didático Positivo, para a Primeira Fase do Ensino Fundamental, foi planejado e concebido a fim de favorecer a interação de três tipos de contexto (cognitivo, socioafetivo e moral) e o próprio desenvolvimento do aluno.

Quanto aos contextos de desenvolvimento, privilegiamos as seguintes questões:

• desenvolvimento congnitivo: conhecimento conceitual, raciocínio e capacidade de decisão e habilidades de linguagem e representação;
  • desenvolvimento moral: valores e crenças;
  • desenvolvimento socioafetivo: auto-estima, empatia e relações interpessoais.

As interações desses três domínios são responsáveis pelas formas de organização do pensamento e das ações. Ou seja, privilegiamos as situações que viabilizam a incorporação das novas aprendizagens à estrutura de conhecimento do aluno, fazendo com que as possibilidades de explicação e de compreensão do mundo sejam enriquecidas.

As formas e os estilos de ensinar e aprender propostos no conjunto de materiais do SPE favorecem a motivação, colocando os alunos diante de propostas de ação e reflexão com as quais são instigados a perguntar e a resolver situações- problema. Com esses encaminhamentos, o MDP solicita a participação ativa dos alunos, propiciando condições didáticas para que organizem a busca e as informações trabalhadas.

O MDP, para este nível de ensino, enfatiza um contexto de trabalho em sala que estimula a atividade intelectual, estabelecendo conexões com a realidade vivida, por meio da qual as relações humanas podem ocorrer em um ambiente educativo que propicia e respeita o desenvolvimento social, afetivo e intelectual de quem aprende.